Aromaterapia

Alecrim na Aromaterapia: Conheça os benefícios! 

O alecrim é uma erva aromática muito valorizada devido à sua rica história medicinal e por seus potenciais benefícios à saúde física e mental, ocupando um lugar de destaque nas práticas terapêuticas e culinárias desde tempos antigos.

Conheça abaixo os benefícios que o alecrim pode proporcionar à saúde e bem estar quando utilizado na aromaterapia.

Quais os benefícios do Óleo Essencial de Alecrim?

Pele:

O óleo essencial de alecrim apresenta uma gama de benefícios para a pele, devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. 

Este óleo, neutraliza os radicais livres, protegendo a pele contra danos causados pelo sol e poluentes. Além disso, por ser antimicrobiano, ajuda no combate de bactérias e fungos e no tratamento de acnes e infecções cutâneas. 

O alecrim também pode acalmar a pele inflamada, promover a cicatrização de feridas e tonificar a pele, melhorando sua elasticidade e firmeza, o que ajuda na redução e prevenção de rugas e linhas finas.

Cabelo:

No cabelo, o alecrim estimula a circulação sanguínea, o que auxilia no crescimento capilar saudável e na prevenção da queda de cabelo. Além disso, suas propriedades antimicrobianas ajudam a manter o couro cabeludo limpo e livre de microrganismos que podem causar problemas, como a caspa.

O óleo essencial de alecrim também é conhecido por reduzir a oleosidade excessiva e atuar na proteção do cabelo contra os danos ambientais e estresse oxidativo, mantendo-o saudável, brilhante e vibrante.

Mente:

O óleo essencial de alecrim também traz muitos benefícios para a saúde mental, por conta das suas propriedades estimulantes e revigorantes. 

A fragrância do alecrim é conhecida por ajudar a aumentar o foco, a concentração, a clareza mental e estimular a memória e a cognição, tornando-o um ótimo aliado durante momentos de estudo, trabalho ou atividades que requerem retenção de informação e atenção.

Por outro lado, o alecrim é associado à melhoria do humor e ao alívio do estresse e da ansiedade. Seu aroma refrescante pode ajudar a reduzir sentimentos de fadiga mental e exaustão, promovendo uma sensação de bem-estar e vitalidade.

Corpo:

O óleo essencial de alecrim também oferece uma gama variada de benefícios para o corpo. Suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias podem aliviar dores musculares e articulares, enquanto estimula a circulação sanguínea, promovendo uma sensação de bem-estar e auxiliando na saúde cardiovascular. 

Além disso, suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, promovem a digestão saudável e ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. 

Como usar o Alecrim na Aromaterapia?

Agora que você já sabe os benefícios do uso do óleo essencial de alecrim, veja abaixo como usar essa erva na aromaterapia.

O óleos essenciais podem ser usados de diversar maneiras e para diferentes fins, variando muito de pessoa e profissional. Por isso, sempre consulte com um dermatologista, aromaterapeuta ou  profissional da saúde para entender qual tratamento é o mais indicado para você. 

  • Aromatização:
    • Aplique de 3 a 6 gotas em um difusor de ambiente ou vaporizador
    • Adicione de 1 a 2 gotas em um colar aromatizador
  • Massagem: Para cada 100ml de óleo carreador utilize até 5 gotas de óleo essencial
  • Escalda Pés: Dilua até 10 gotas de óleo essencial em 500ml de água, misture e adicione no escalda pés.

Importante! Antes de utilizar o óleo sobre a pele, faça um teste de sensibilidade. Aplique 1 ou 2 gotas da na parte interna do antebraço e espere alguns minutos. Em caso de vermelhidão ou alta sensibilidade, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *