Chakras, Meditação

Como alinhar os Chakras?

Os chakras são centros de energia que ficam em determinadas partes do corpo humano recebendo e emitindo energia vital (prana) entre o plano material e o espiritual, entretanto os chakras podem desalinhar por conta de stress, má alimentação e uma rotina desgastante.

O alinhamento dos chakras é importante para o funcionamento do corpo com equilíbrio e harmonia, então neste artigo você vai saber como alinhar.

O que são chakras?

A palavra chakra é de origem sânscrita que significa “roda” e são centros de energia que servem para absorver a energia vital (prana), vai refletir no corpo, mente e espírito e por fim liberar no exterior. 

Os estudiosos acreditam em 7 chakras principais, Básico (Muladhara), Sacral, (Svadhishthana), Plexo solar (Manipura), Cardíaco (Anahata), Laríngeo (Vishuddha), Frontal (Ajna), Coronário (Sahasrara), cada um possui uma função específica e estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça formando o kundalini.

Leia também: Quais são as pedras dos 7 Chakras?

Como alinhar os chakras?

O alinhamento dos chakras pode ser feito sozinho ou com ajuda de um terapeuta especializado. As técnicas consistem na meditação, uso de mantras, utilização de pedras, cristais ou florais e terapias holísticas.

A seguir detalharemos mais cada uma das técnicas de alinhamento dos chakras, mas saiba que todas as técnicas são eficientes, o que importa é escolher à que se adeque melhor ao seu estilo de vida e desejos.

Meditação

A meditação é uma prática espiritual, isso permite que a energia do Divino percorra todos os centros de energia do corpo, ajudando os praticantes de meditação a terem uma vida mais equilibrada e harmoniosa.

Leia também: Mantras para Meditação: Comece a sua prática Zen

Terapia energética

As terapias energéticas são caminhos efetivos para o equilíbrio dos chakras e do corpo, mente e espírito. Um exemplo de terapia energética é a Reiki que atua nos chakras, gerando harmonia, é uma técnica reconhecida pela OMS e aplicado no SUS

A terapia integrativa Reiki pode ser praticada a distância ou presencial, o terapeuta vai estender as mãos canalizando a energia vital do universo para restabelecer o equilíbrio, funções vitais, mentais, emocionais e espirituais. 

Mudança de hábitos e pensamentos 

Uma das formas de alinhar os chakras é através dos hábitos e pensamentos que temos durante o dia, um exemplo são os sentimentos de medo e raiva que desalinham o chakra básico. 

Então busque formas de pensar positivamente nas coisas, trazer hábitos que sejam positivos para o corpo, como o Yoga para iniciantes, e evitar informações negativas que sugam a energia.

Pedras e Cristais dos chakras

Muitos terapeutas holísticos utilizam os cristais e pedras durante o alinhamento dos chakras por conta de serem objetos que emitem vibrações e energias que entram em sintonia com os chakras. 

Na utilização, o recomendado é colocar a pedra ou cristal perto do ponto do chakra por alguns minutos e realizar a meditação. O ideal é fazer alinhamento de um chakra por dia com os cristais e pedras para não misturar as energias e intenções. 

Cores

As cores vão representar cada um dos principais chakras, então no dia a dia, ao utilizar roupas das cores correspondentes ou acender uma vela da mesma cor vai ajudar no chakra que deseja equilibrar. 

Cores dos chakras:

  • Vermelho é o chakra básico;
  • Laranja é o chakra esplênico;
  • Amarelo é o chakra plexo solar;
  • Verde é o chakra cardíaco;
  • Azul é o chakra laríngeo;
  • Roxo é o chakra frontal;
  • Violeta é o chakra coronário.

Leia também: Como Alinhar os Chakras em 7 Minutos

Benefícios de alinhar os chakras

O alinhamento dos chakras é beneficial para o bem-estar físico, mental e espiritual, reduzindo medos e inibições, melhorando a capacidade de comunicação, equilíbrio emocional e mental, também ajuda a enfrentar os desafios da vida com serenidade e harmonia.

Também existem mais benefícios de alinhar os chakras, como:

  • Estilo de vida mais saudável e consciente;
  • Diminuição de vícios e compulsões; 
  • Redução de tensões, dores e estresses; 
  • Pode contribuir para a cura ou melhora de doenças e problemas físicos.

Todos esses benefícios dos chakras alinhados podem ser obtidos através da prática constante da meditação e permitirá uma compreensão maior do próprio lugar no mundo, fortalecendo relacionamentos interpessoais e tendo uma vida mais plena e harmoniosa com o todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *