Decoração Zen

Cantinho Zen: Como montar e O que colocar?

Um cantinho zen é um espaço para cultivar a paz, equilíbrio na vida e praticar o budismo, esse espaço pode ser feito em casas, apartamentos ou até mesmo em escritórios desde que estejam longe das distrações e do estresse do dia a dia.

Cada cantinho é único e cria um ambiente calmo e minimalista com elementos naturais, iluminação suave e com objetos de religiões que vão ajudar em momentos de reflexão e o bem-estar espiritual.

Como montar um cantinho zen?

Para montar um cantinho zen, o principal é que esteja em um espaço tranquilo, longe de distrações para poder aproveitar da paz interior, relaxamento e descansar. Esse local pode ser um canto pequeno ou até mesmo na sala.

Outro ponto é considerar qual vai ser o uso, por exemplo, para meditação, leitura ou relaxamento o espaço pode ser menor, agora caso seja para praticar ioga, o ideal é um espaço maior para que você não tenha que tirar os móveis do local.

Não se esqueça de fazer uma boa limpeza e organização do espaço para realmente criar um espaço zen.

Leia também: Formas de Meditação: As 5 Principais para você começar

Qual o estilo ideal?

Após definir qual vai ser o uso do cantinho zen, você precisa escolher qual o estilo de decoração seguir e o estilo ideal é algo que vai depender das suas preferências pessoais, por exemplo, estilo asiático, minimalista ou naturalista.

Cada estilo de decoração tem os seus detalhes e o importante é ter aquele que vai te ajudar a alcançar um estado de meditação plena ou melhorar a sua prática de ioga.

Estilos para cantinhos zen:

  • Minimalista:
    Foco é a simplicidade e a ordem. Crie um espaço limpo e organizado com poucos móveis e decorações que vão diminuir as distrações.
  • Naturalista:
    Plantas, pedras, madeira e água fazem parte desse estilo que busca criar uma conexão com a natureza para promover relaxamento e serenidade.
  • Zen Tradicional:
    Pedras, areia, plantas simples (como bambu) fazem parte da decoração para criar jardins e espaços internos zen com estilo japonês.
  • Boho:
    Utiliza objetos como, tapeçarias, almofadas coloridas e decorações artesanais, incluindo uma variedade de cores e texturas no espaço zen.
  • Moderno:
    É uma combinação contemporânea com um design limpo e funcional com cores neutras e móveis com linhas simples.

Cada estilo reflete uma personalidade, mas nada impede de fazer uma mescla entre os estilos e criar algo ainda mais único para o seu cantinho zen.

Onde montar o cantinho zen?

Cada ambiente vai influenciar na atmosfera de tranquilidade e relaxamento que é o objetivo do cantinho, então você pode montar em ambientes decorados como, em um quarto extra, varanda ou terraço, escritório, no canto da sala de estar ou no jardim.

Na hora de escolher o local, lembre-se do principal, o espaço precisa te ajudar a ter tranquilidade, relaxamento e evitar distrações necessárias durante suas sessões de meditação e ioga.

O que colocar no cantinho zen?

Antes de colocar os itens, o ideal é fazer uma limpeza do ambiente, organizando e retirando objetos que são desnecessários e depois disso comece a colocar os novos itens.

Cores

Comece pensando em como cada cor vai refletir paz, calma e bem-estar. A ideia é usar cores que promovam um ambiente harmonioso, de preferência por tons suaves, como o azul em tons mais claros, o branco que vai transmitir pureza e calma e ajuda a iluminar o espaço ou o cinza que é uma opção mais neutra.

Outros tons como bege e marrom-claro trazem calor e conforto ao ambiente, agora para quem prefere uma atmosfera mais suave, tons como lilás, lavanda e rosa pastel tem um efeito calmante e ajudam a reduzir o estresse.

Móveis

O primeiro item é aquele que você vai usar para se acomodar, então pode ser um sofá, poltrona, rede, pufes, tapetes ou até almofadas. Só não exagere na quantidade e escolha o que vai te deixar o mais confortável possível.

Iluminação e Climatização do ambiente

A iluminação vai depender do local escolhido e do momento que você for usar, por exemplo, de noite que aí é necessário ter uma iluminação artificial e outro ponto é que esteja próxima a uma janela para circulação do ar.

Na montagem do ambiente, aposte em luminárias de chão, abajur, cabos de luzes ou velas para dar um toque a mais ao seu cantinho. Agora com a iluminação estabelecida, é hora de climatizar o ambiente zen.

A climatização e objetos esotéricos ajudam a criar uma atmosfera ideal, pode ser feita com cristais, pedras, mandalas, sinos de vento, velas, incensos da marca goloka e aromatizadores de ambiente com óleos essenciais.

Suporte e Objetos religiosos

Agora para finalizar o cantinho zen, escolha um suporte para objetos que pode ser um banquinho ou outro móvel que sirva para apoiar os livros, incensos, velas, estátuas de budas e outros objetos que você queira colocar.

Também é possível utilizar quadros com frases ou mantras, como o mantra da salvação e assim usar durante as práticas de yoga e meditação.

Leia também: Yoga para Iniciantes: Como começar na prática e Dicas

O cantinho zen é um refúgio de paz e equilíbrio que pode ser adaptado a diversos espaços e estilos de vida. O importante é que o ambiente fique longe das distrações cotidianas para atender necessidades individuais e ser um refúgio espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *