Aromaterapia

Aromaterapia e Lavanda: Conheça os benefícios do uso

A lavanda é um dos óleos essenciais utilizado em diversos produtos para casa e cosméticos, além desses usos, o óleo de lavanda é utilizado desde os tempos antigos pelos egípcios e romanos.

Suas propriedades relaxantes e aromáticas que servem para quase tudo, o torna um dos óleos mais usados na aromaterapia.

O que é Aromaterapia?

Antes uma breve introdução, a aromaterapia é uma terapia complementar baseada na utilização de óleos essenciais para melhorar o bem-estar físico e psicológico. O uso pode ser feito de diversas formas, mas sempre acompanhado por um aromaterapeuta.

O aroma e partículas liberadas pelos óleos essenciais agem estimulando diferentes partes do cérebro, melhorando aspectos como ansiedade, depressão, insônia, asma, resfriado e outros sintomas.

O que é a Lavanda?

A lavanda, cientificamente conhecida como Lavandula angustifolia, é famosa por suas flores aromáticas de cor azul ou roxa que florescem entre a primavera e o verão.

É uma planta que tem sua origem na região do mediterrâneo e é cultivada em todo o mundo. A partir da destilação das flores, caules e folhas é possível obter o óleo essencial de lavanda rico em linalol e o acetato de linalila que vão resultar nas características da fragrância e usado na aromaterapia, cosméticos e produtos de limpeza.

Para que serve a Lavanda na aromaterapia?

Como mencionamos anteriormente, a lavanda possui propriedades relaxantes e calmantes, então na aromaterapia o óleo essencial de lavanda pode ajudar no estado de relaxamento e na melhora de estados depressivos.

A lavanda vai trazer equilíbrio a alma e saúde mental, agindo nas polaridades yin e yang, ajudando a combater sentimentos inflamados, estresse mental e dores de cabeça.

O seu uso pode ser feito de várias formas como difusores, aplicação tópica, em banhos aromáticos ou massagens. Todos os usos devem ser consultados por um aromaterapeuta ou massoterapeuta.

Benefícios da Lavanda:

  • Redução da Ansiedade e Estresse;
  • Melhora no sono;
  • Propriedades Antissépticas, Anti-inflamatórias e Cicatrizantes;
  • Alívio de Dores de cabeça e Enxaquecas;
  • Benefícios para o cuidado da Pele e o Cabelo;
  • Efeitos Antidepressivos;

Esses são alguns dos principais benefícios que o uso da lavanda pode proporcionar ao estado físico e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *