Mantras

Mantras para Meditação: Comece a sua prática Zen

Os mantras são palavras, expressões poderosas e sons que auxiliam na concentração e foco durante a meditação para ajudar a mente a entrar em um estado meditativo mais profundo.

Sua origem vem do hinduísmo, mas também são utilizados no budismo e jainismo, como práticas espirituais sem vínculo com religiões estabelecidas e são valorizadas em diversas culturas por ter um significa sagrado em muitas vezes.

A palavra “mantra” é derivada do sânscrito, une “man”, que significa mente, a “tra” que representa proteção. Então mantra é literalmente uma “proteção para a mente” e a sua prática é amplamente adotada com técnicas de respiração profunda e posições de yoga, como a posição de lótus.

O que são Mantras?

Como falamos anteriormente, os mantras são sílabas, palavras, sons ou expressões que são repetidos durante a meditação e podem ter um profundo efeito espiritual ou simbólico, ajudando a elevar a energia e a concentração do indivíduo.

Ao entoar, você está se engajando como uma frequência sonora que, com a intenção correta, vai aumentar a capacidade de proteger a mente contra emoções indesejáveis e direcionar claramente os pensamentos.

A palavra mantra em sânscrito, significa no literal uma “proteção para a mente“, mas também podemos traduzir como “aquilo que, enquanto objeto de meditação, traz libertação”.

Vale mencionar, que não é exclusiva de nenhuma religião específica, então pode ser praticado por qualquer pessoa, independente de suas crenças.

Benefícios dos Mantras

Em geral, os mantras são capazes de diminuir a tensão, a ansiedade, acalmar a mente promovendo uma redução de conflitos internos e facilitando o autocontrole e também aumentando a determinação e a força para alcançar objetivos e metas pessoais.

Outros benefícios que podem ser obtidos com os mantras para meditação são:

  • Melhora a concentração: A repetição consciente permite uma imersão mais profunda na meditação
  • Estabelece conexões: Ajuda a se conectar consigo mesmo, com o ambiente ou com um plano espiritual mais elevado.

Tipos de Mantras e Entoação:

Muitos mantras derivam de tradições antigas e são expressos em línguas menos conhecidos, isso exige uma compreensão mais profunda da origem e significado, podemos classificar a estrutura em:

  • Monossilábicos: Cada sílaba possui uma frequência específica que pode influenciar e equilibrar os chakras. Por exemplo, o mantra “OM” é conhecido por harmonizar o chakra do terceiro olho.
  • Frases curtas: Mantras como “Om Namah Shivaya” são comuns na tradição Védica, são curtos, mas poderosos e conhecidos por trazer paz e equilíbrio
  • Estrofes: Mantras mais longos, como o “Ide Were” que tem relação como temais complexos, como o amor universal e ajudando a dissipar medos e ressentimentos.

Como entoar os mantras?

A entoação do mantra para meditação pode ser feito de diferentes maneiras como sussurrando, em voz alta ou mentalmente. Uma sugestão é variar a forma de entoação para manter a concentração e permitir que atue de maneiras variadas.

8 Mantras para Meditação Populares

Om – O Som Universal

Considerado como um som primordial do universo e referido como o som da criação, ‘Om’ ou ‘Aum’ representa a união do corpo, mente e espírito. Durante a sua prática, sinta a vibração começando na base do seu estômago, subindo pelo peito e ressoando na cabeça.

Om Ah Hum

Ao pronunciar o mantra “Om Ah Hum”, você consegue limpar o ambiente onde a meditação vai ser feita e o som ajuda a aumentar a concentração.

Om Namah Shivaya

A tradução de “Om Namah Shivaya” pode ser interpretada como “Eu invoco, honro, confio e me curvo à luz de Shiva”. É um mantra em homenagem a Shiva, uma das três principais divindades do hinduísmo.

É sugerido para todos que desejam alcançar seu próprio bem-estar e o de seus filhos encontrando uma calma interior, permitindo experimentar visões e encontrar a paz e o caminho para sabedoria.

Om Tare Tuttare

O mantra “Om Tare Tuttare” ajuda a concentrar a força interior, eliminar obstáculos internos e alimentar a coragem e a confiança. É uma mantra para meditação que você pode entoar visualizando a luz verde esmeralda de Tara Verde e mentalizando o seu pedido enquanto a “luz penetra todo o seu corpo”

Om Mani Padme Hum

Om Mani Padme Hum é um dos mais conhecidos do Budismo Tibetano que na tradução mais próxima significa “A joia no lótus” simbolizando a transformação do coração e da mente na busca pela iluminação.

Na hora de prática, foque em cada sílaba e em cada som, sentindo sua ressonância e significado para purificar o coração e a mente e cultivando a compaixão e sabedoria.

So-Ham

So-Ham é um mantra sânscrito que significa “Eu sou isso” sendo uma afirmação de unidade e identidade com o todo que se refere como uma conexão com o universo.

Sincronize a prática com a respiração – ‘So’ (Eu sou) na inspiração e ‘Ham’ (isso) na expiração. Vai ajudar a trazer a atenção para o momento presente e promove um estado de consciência plena.

Om Gam Ganapataye Namaha

Como o nome já diz, esse mantra é dedicado ao deus Ganesha, conhecido como o removedor de obstáculos, sendo usado para superar desafios e para o início de novos empreendimentos.

Om Gam Ganapataye Namaha é um mantra poderoso para invocar força interior e remover obstáculos tantos físicos como espirituais.

Ho’oponopono

Ao repetir o Ho’oponopono, você estará dizendo “Sinto Muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou Grato” Hoje, é amplamente praticado em todo o mundo como um mantra para meditação poderoso, de autocura e transformação pessoal.

Leia mais em: Ho’oponopono: O que é e Como Praticar?

A meditação é sempre religiosa?

A meditação não pertence as religiões, e sim, está presente em muitas delas. Isso significa que você pode meditar sem precisar direcionar ao culto de alguma religião. A meditação é um momento de conexão consigo mesmo em busca de clareza mental e bem-estar.

Como usar os Mantras?

Comece escolhendo um mantra para meditação que ressoe com você e seja o reflexo do seu momento em lugar calmo e tranquilo para praticar, lembre-se de manter o foco e observar a sua respiração enquanto repete o mantra mentalmente ou em voz baixa.

A pratica diária junto as formas de meditação vai te ajudar a ter melhores resultados, não se esqueça de experimentar também diferentes mantras para descobrir o que funciona melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *