Yoga

Asanas de Yoga: O que são e Benefícios da prática

O Yoga é uma técnica milenar que surgiu há 5 mil anos e um dos principais pilares do yoga são os asanas que são posturas psicofísicas utilizadas em quase todas as aulas de yoga.

O que é Asanas de Yoga?

Asana é uma palavra de origem sânscrito que significa “posição sentada”, “assento” ou “sentar”. Acredita-se que Shiva, ensinou mais de 800 mil Asanas aos homens, mas apenas 84 posturas físicas foram formalizadas.

A finalidade das poses do asana estava antigamente relacionada a meditação (dhyana), mas atualmente está mais relacionado às posturas do yoga para oferecer equilíbrio físico, mental e espiritual.

Todas as poses asanas são identificadas em sânscrito e a maioria termina com “asana”, também existem diversos tipos de asanas, entretanto os principais são o padmasana, bhadrasana, vajrasana, virasana e o svastikasana.

Classificações dos Asanas:

Os asanas são divididos em 11 tipos de posturas classificadas em três grupos, como posturas meditativas, posturas culturais, posturas de relaxamento.

Posturas Meditativas:

As posturas meditativas são usadas durante a prática dos pranayamas e meditação com a posição fixa e a coluna totalmente ereta e mantendo a postura durante um longo tempo. A posição ereta ajuda a não gerar nenhuma pressão nos órgãos internos e facilita a respiração correta.

Posturas Culturais:

Já as posturas culturais são conhecidas como posturas psicofisiológicas. Normalmente, são realizadas antes das posturas meditativas, auxiliando no relaxamento do corpo para a prática da meditação.

Além de ajudar no relaxamento, as asanas culturais melhoram a flexibilidade da coluna vertebral, fortalece os músculos sendo beneficiais para o corpo e mente.

Posturas Relaxamento:

As posturas de relaxamento são realizadas na posição deitada, de barriga para cima ou de bruços, oferecendo aos praticantes de ioga uma respiração mais lenta, promovendo descanso físico e mental.

Benefícios dos Asanas:

As asanas de yoga proporcionam benefícios aos seus praticantes por conta de ser um treino para fortalecer, alongar com uma respiração profunda e relaxamento.

Os benefícios relacionados ao corpo são a melhora da postura corporal, fortalecimento dos músculos, melhora na flexibilidade e condicionamento físico e purificação dos órgãos internos.

Já os benefícios para a mente é a melhora da concentração, melhor controle sobre os pensamentos e diminuição do estresse e ansiedade.

Qual o tempo de permanência nas poses do Asana?

O tempo de permanência nos Asanas varia em média de 5 a 10 ciclos de respiração completa (inspiração, retenção e expiração). Os ciclos de respiração para as poses dos asanas variam com cada praticante, orientação do professor e estilo de prática.

É importante respeitar o limite do corpo, então o ideal para os iniciantes no yoga e elevar o tempo de permanência sem agredir o corpo e executando de forma saudável e controlada cada pose.

Quem pode praticar?

A pratica do yoga é para todos, mas alguns grupos de pessoas como, mulheres grávidas em gestação avançada, pessoas com histórico de úlceras ou hérnias e problemas na coluna devem procurar orientação médica antes.

Os asanas de yoga são uma ótima maneira de melhorar a relação com o corpo, antes de começar, busque por profissionais de ioga para praticar corretamente e evitar lesões decorrentes da prática errônea.

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