Acessórios, Bem-estar

Palo Santo: Como usar o Incenso Sagrado em Casa

Com certeza você já se deparou com o Palo Santo, um incenso natural que desperta curiosidade por sua origem e propriedades.

O Palo Santo, conhecido cientificamente como Bursera graveolens, é uma árvore nativa da América do Sul, particularmente no Peru, Equador e Bolívia. É utilizada por conta das suas propriedades aromáticas, aplicações medicinais, espirituais e em rituais.

O que é Palo Santo?

Palo Santo, também é conhecido como Pau-Santo sendo encontrado na Bolívia, Equador e Peru. É uma madeira utilizada como incenso natural, herança dos rituais xamânicos ancestrais para purificação energética, espiritual e física.

É reconhecido por suas qualidades medicinais e sagradas, sendo usado para limpar ambientes, desbloquear energias, atrair sorte, promover mudanças positivas e elevar o ânimo.

A queima do Palo Santo libera um aroma adocicado, agradável e suave. O que ajuda a criar um espaço de serenidade e relaxamento espiritual, outro uso é como repelente natural de insetos.

O Palo Santo está ligado a Umbanda?

Não, o Palo Santo é uma madeira de origem Andina que não está ligado a nenhuma religião específica, é uma madeira conhecida pelo uso ritualístico e terapêutico. Por conta disso, o uso se expandiu para diferentes rituais religiosos ao redor do mundo.

Podemos dizer que é um elemento comum nas práticas de limpeza e renovação energética.

Para que serve o Palo Santo?

A extração do Palo Santo é realizada de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e ocorre após pelo menos 4 anos do falecimento da árvore. Esse processo não apenas garante a preservação mas também garante a qualidade aromática da madeira.

Como já mencionamos anteriormente, tradicionalmente, o Palo Santo serve em rituais de purificação e proteção por conta de se acreditar que o seu cheiro distinto possa repelir energias negativas e atrair vibrações positivas.

Quais são os benefícios?

Os benefícios do Palo Santo são atribuídos por conta dos seus componentes químicos principais: Limoneno, Terpineol e Menthofuran. Esses componentes fazem que a madeira seja altamente valorizada.

O Palo Santo tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, trazendo beneficio a saúde respiratória e ajudando no tratamento de asma e sintomas de gripe.

Além dos efeitos positivos no corpo, promove paz e harmonia, reduzindo o estresse e a ansiedade, sendo eficaz em aliviar traumas emocionais ou mentais, combater a depressão e incentivar a criatividade.

Também é muito utilizado em massagens terapêuticas, aliviando dores articulares e musculares, mantendo a pele saudável, ajudando o sistema imunológico e aprofundando a conexão espiritual e purificando ambientes.

Como usar o Palo Santo?

O uso do palo santo pode ser feito através do bastão de madeira, incenso natural ou óleo perfumado essencial. Independentemente da escolha, todos compartilham a capacidade de purificar física e espiritualmente.

No caso do bastão de palo santo comece acendendo uma das pontas, deixe que a madeira queime brevemente antes de soprar a chama permita que a fumaça se espalhe pelo ambiente.

No caso do óleo perfumado de palo santo pode ser usado com um difusor de ambiente ou aplicado em pequenas quantidades na pele.

Como acender o Palo Santo?

Uma dúvida é sobre como queimar palo santo, comece segurando uma extremidade e aproxime da chama, girando o bastão lentamente até que acenda todos os lados, deixe queimar por cerca de 30 segundos antes de soprar.

Dependendo da densidade, pode levar um tempinho para acender totalmente. Caso comece a pegar fogo, sopre suavemente para apagar a chamar e deixar somente a brasa, liberando a fragrância através da fumaça.

Qual o significado espiritual do Palo Santo?

Os Incas, Maias e Astecas, civilizações antigas da América Latina, tinham uma prática comum: o uso do Palo Santo. Esta madeira era usada para repelir espíritos indesejados e energias negativas, uma tradição profundamente enraizada nas crenças andinas sobre cura, proteção e purificação.

Até os dias atuais, é amplamente utilizado em rituais de defumação. Sua queima em forma de incenso natural é reconhecida por trazer benefícios espirituais e energéticos, perpetuando uma herança milenar de sabedoria indígena.

Existe contraindicação?

A fumaça de qualquer matéria que é queimada pode conter partículas prejudiciais à saúde, como fuligem e monóxido de carbono. Isso inclui até mesmo a fumaça de produtos naturais.

No entanto, a fumaça do palo santo, é rica em limoneno que é um componente ativo com propriedades toleráveis a inalação e pode ser menos nociva.

Para aproveitar dos benefícios sem comprometer a saúde respiratória deixa que a queima ocorra em locais ventilado e é sugerido evitar inalar a fumaça diretamente e locais com baixa umidade relativa do ar.

No caso de pessoas com alergias específicas ou doenças pulmonares graves devem evitar a exposição ao produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *