Meditação

Posição para meditação: 5 posturas para praticar

Preparamos esse material com 8 posturas de meditação para que você possa praticar no seu dia a dia, as posições são a lótus, meio lótus, quarto de lótus, birmanesa, sentada com as pernas flexionadas sob o corpo e sentada em uma cadeira.

A meditação é uma prática milenar, sendo um caminho para alcançar a paz interior, a clareza mental e a conexão consigo mesmo.

Quando começamos a praticar a meditação, a primeira posição que ouvimos falar é justamente sobre a posição de lótus, que para a maioria dos ocidentais é difícil de ser feita por conta da falta do hábito de ficar com as pernas cruzadas.

Sabendo disso, a meditação é um momento para ter o corpo e mente relaxado, tirando os pensamentos dos estresses do dia a dia e gerando uma conexão maior consigo mesmo

1. Lótus (Padmasana)

Conhecida como Padmasana, a posição de lótus é uma postura de meditação clássica do Yoga.“Padma” significa lótus e “Asana” significa postura, então Padmasana significa “postura de lótus”.

O nome é remete a flor de lótus que cresce na lama e floresce lindamente acima da superfície da água com perfeição sem ser tocada pela lama, além disso, significa pureza e iluminação nas culturas asiáticas.

É uma posição que melhora a flexibilidade, estabilidade, concentração e ajuda a ter uma boa postura com o alinhamento da coluna vertebral.

padmasana posição
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2. Meio Lótus (Ardha Padmasana)

A posição Ardha Padmasana significa “Meia posição de Lótus” que costuma ser usada na meditação e pranayama (exercícios respiratórios). É uma alternativa mais leve para quem tem dificuldade com a posição de lótus.

2. Meio Lótus (Ardha Padmasana)
2. Meio Lótus (Ardha Padmasana)

3. Quarto de Lótus (Sukhásana)

A posição de Sukhásana é conhecida como postura fácil, a simplicidade faz que seja uma ótima posição para quem está começando na prática de no ioga e meditação proporcionando benefícios físicos e mentais.

3. Quarto de Lótus (Sukhásana)
3. Quarto de Lótus (Sukhásana)

4. Postura Birmanesa (Samanasana)

Já na posição de Samanásana (Postura equilibrada, igualdade ou birmanesa) é uma variação entre sukhásana e a de lótus. Nesta posição você dobra as pernas e aproxima os pés do seu quadril o máximo possível. É uma opção para quem tem a mobilidade reduzida.

4. Postura Birmanesa (Samanasana)
4. Postura Birmanesa (Samanasana)

5. Posição Sentada com as pernas Flexionadas sob o Corpo

Essa posição vai ajudar as pessoas que tem dificuldade de manter uma posição mais ereta da coluna, só que também pode gerar incômodo nos joelhos. A opção é colocar uma almofada ou banquinho sob o quadril para diminuir a pressão no joelho.

Apresentamos 5 opções de posturas de meditação para que você possa colocar no seu dia a dia sem gerar desconforto e melhorar a postura, clareza mental e obter benefícios físicos para o corpo.

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