Hatha, Yoga

Posturas Invertidas: Conheça a prática de ficar sobre a cabeça

Como o nome sugere, as posições invertidas são posturas de yoga onde ficamos de ponta-cabeça, ou seja, o coração fica acima da cabeça. Existem várias posições invertidas que podem ser feitas e o tempo recomendado depende da experiência de cada um com a prática.

Posturas como a do suporte de cabeça (Sirsana), postura do suporte de ombros (Sarvangasana) e a postura do morcego são posições de cabeça para baixo, na prática do Sirsasana.

O Significado das posturas invertidas

Sirsasana é o nome usado para definir as posturas invertidas, a palavra tem origem do sânscrito, onde Sirsa significa “cabeça” e Asana “postura”.

Um dos estilos mais antigos, o Hatha Yoga é popular justamente por suas posturas invertidas e por conta da dificuldade de serem feitas não eram encontradas nos textos antigos do yoga, quando, na verdade, foram passadas verbalmente entre os praticantes.

A prática do yoga invertida simboliza a inversão de perspectivas, encorajando a ver o mundo sob um novo ângulo, limpando padrões de pensamento negativos e fomentando um senso renovado de clareza e otimismo.

Benefícios da prática

Existem poucos estudos científicos que buscaram comprovar os benefícios das posições invertidas, mas acredita-se que cada postura é beneficial para a saúde física e mental.

Em resumo, a prática pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, tirar a pressão da coluna lombar, melhorar a oxigenação do cérebro, saúde da pele do rosto, diminui níveis de cortisol (estresse) e aumenta a sensação de coragem por conta de ser um desafio.

Contraindicações

Os benefícios são interessantes, mas nem todo mundo pode praticar as posições invertidas, por exemplo, pessoas com problemas de coluna, hipertensão, glaucoma ou mulheres grávidas devem evitar, ou praticar apenas sob orientação de um profissional experiente.

Dicas para Começar nas posições invertidas

Saiba que para começar é necessário coragem e construir uma base sólida para poder ir aumentando o nível do desafio gradativamente.

A sugestão de yoga invertida para iniciantes é começar com posturas mais simples para ganhar força nos ombros e braços, usar acessórios de yoga para ter um alinhamento correto e suporte, praticar perto de uma parede e progredir conforme seu corpo evolui com a prática.

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