Bem-estar

5 Princípios do Reiki: O que são e Como seguir

img - principios do reiki

O Reiki é reconhecido como uma terapia integrativa, originária do Oriente, utilizando a imposição de mãos para canalizar a energia vital universal, promovendo o equilíbrio e bem-estar.

A sigla “Rei” significa universal e “Ki” significa energia vital, formando a palavra Reiki e refletindo na essência de energia vital universal.

A sua prática visa restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional, aliviando o estresse, dores crônicas e auxiliando a cura de doenças, sem efeitos colaterais ou vínculos religiosos.

A técnica, é feita tanto por toque ou aproximação, realinhando os centros energéticos (chakras) e revigorando a vida.

Origem do Reiki e a relação com os Chakras

O Reiki é uma criação de Mikao Usui (1865-1926) que remonta ao Japão nos anos 1920 que estabeleceu o método após uma profunda jornada de estudos e meditação.

Com a colaboração do médico Chujiro Hayashi (1880-1940), Usui deu início ao ensino dessa prática, marcando o começo de uma era de bem-estar e equilíbrio.

Por conta dos resultados significativos, ganhou reconhecimento e a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu como uma prática integrativa e complementar à medicina. O Reiki chegou nos Estados Unidos em 1940 e ao Brasil em 1983 com a fundação da Associação Brasileira de Reiki.

Através do Reiki é possível alinhar os chakras que são centros energéticos no corpo que captam energia vital universal, ao todo são 7 chakras principais, desde a base da coluna até o topo da cabeça.

5 Princípios do Reiki

Só por hoje, não se preocupe

“Só por hoje” ensina a focar no presente e valorizar o momento atual deixando de lado o peso de amanhã, já o “Não se preocupe” encoraja a enfrentar cada preocupação individualmente, com calma, clareza e com soluções práticas e deixando de lado o peso do amanhã.

Só por hoje, não se irrite

“Não se irrite” se trata da importância da inteligência emocional na hora de enfrentar sentimentos intensos como a raiva. É uma prática de autocontrole e consciência, neste momento somos encorajados a respirar profundamente e encontrar a paz em nosso espírito.

Não estamos falando de suprimir ou negar as emoções, mas sobre compreender e responder de maneira produtiva a esses sentimentos.

Só por hoje, seja grato

“Seja grato” é um momento para reconhecer e celebrar as conquistas do nosso cotidiano, ensinando a valorizar cada aspecto da vida. A gratidão nos permite construir uma vida de reciprocidade e riqueza espiritual.

Ser grato influencia positivamente o mundo ao nosso redor, cria um ciclo virtuoso de bondade e generosidade e nos deixa alinhado com a abundância do universo.

Só por hoje, seja aplicado e honesto em seu trabalho

“Seja aplicado e honesto em seu trabalho” significa não apenas agir com integridade e respeito pelos outros, mas também honrar a nós mesmos ao escolher caminhos profissionais alinhados com nossos valores e inspirações.

Já a honestidade no trabalho significa ter uma vida vivida em harmonia com as nossas ações, contribuindo positivamente para o todo.

Este princípio reikiano nos fala sobre refletir nas escolhas profissionais e a buscar um trabalho que além de ser o sustento material, seja o sustento espiritual, permitindo fazer a diferença no mundo.

Só por hoje, seja gentil com todos os seres

“Seja gentil com todos os seres” nos lembra que cada gesto de bondade é, na verdade, um presente para nós mesmo, pois o bem que fazemos ecoa de volta para nós. É um convite para viver de maneira mais consciente e harmoniosa.

Então é preciso sinceridade e intenção pura, pois a autenticidade da ação vai determinar a qualidade da energia que transmitimos na nossa mensagem e a energia que atraímos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *