Meditação

Texto para Meditação em Grupo 

O ritmo acelerado do dia a dia é um dos motivos de estresse e ansiedade das pessoas, então a meditação é uma forma de equilibrar as emoções e lidar com o estresse físico e psicológico. 

O texto para meditação em grupo é para você que busca colocar a prática em um grupo de pessoas ou até mesmo individualmente.

O que é um texto para meditação em grupo? 

O texto para meditação em grupo é uma mensagem escrita para ser usada como guia durante uma sessão de meditação guiada. O texto normalmente possui termos associados ao bem-estar e à espiritualidade. 

Um dos benefícios da meditação em grupo é a capacidade de alcançar um relaxamento do corpo e mente, diminuindo o estresse e dando outra perspectiva a rotina e tarefas do dia a dia.

Outra forma é a meditação guiada feita através da orientação de um professor ou praticante experiente, sendo uma excelente opção para quem não sabe lidar com os pensamentos que surgem quando estão meditando sozinhos. 

Leia também: Formas de Meditação: As 5 Principais para você começar

Texto para meditação guiada em grupo:

Primeiro texto para narrar e meditar:

  • Encontre uma posição confortável, a melhor possível.
  • Feche os olhos e sinta presente seu corpo.
  • Desvie sua atenção de tudo o que acontece lá fora e observe o que acontece com você.
  • Você chegou um pouco cansado…
  • Seu corpo precisa descansar…
  • Ouça a música que está tocando…
  • Ela nos acalma… É tão bom nos sentirmos calmos…tranquilos
  • Sinta-se como se estivesse junto de uma roseira… Um botão de rosa vai se abrindo aos poucos… aos poucos vai se abrindo…
  • Você acompanha esses passos, em silêncio, observando tudo o que acontece nesse momento…
  • Em silêncio… em paz… entendemos tudo melhor…
  • Observamos muito mais coisas…
  • Ouça a música. A rosa se abriu…
  • Vá aos poucos voltando à sua sala, abrindo os olhos… devagar… continue em silêncio.

Fonte do texto: Espaço Educar 

Segundo texto para narrar e meditar:

  • Feche os olhos;
  • Tome consciência da sua respiração;
  • Observe esse gesto vital e poderoso;
  • Perceba como a arquitetura perfeita do seu corpo movimenta;
  • Se expande a cada inspiração e se retrai a cada exalação 
  • Inspire, traga a consciência, a expansão da região abdominal, costelas, caixa torácica;
  • Exale, relaxando e dissolvendo caixa torácica, costelas, abdômen;
  • Sinta esse fluxo, concentre-se nesse gesto
  • Se entregue para esse momento
  • Sinta a plenitude do seu ser, na totalidade da sua respiração 
  • Inspire profundamente na sua máxima capacidade
  • Mais um pouco, Mais um pouco; 
  • Solte lentamente pela boca; 
  • Mais uma vez, Inspire na sua máxima capacidade, Vá além;
  • Solte lentamente pela boca; 
  • Mais uma vez, Inspire na sua máxima capacidade,
  • Mais um pouco, Mais um pouco; 
  • Sustente e solte lentamente pela boca;
  • Liberando emoções, energias estagnadas; bloqueios mentais e energéticos;
  • Ao expandir sua respiração, 
  • Você aumenta a oxigenação no seu sistema nervoso e sanguíneo, ativa a parassimpática, trazendo equilíbrio e clareza mental;
  • Fortalece sua capacidade de autocontrole e de escolher quem está no comando; 
  • Qualquer que seja seu medo ou angústia nesse momento, 
  • Saiba que é somente um pensamento e qualquer pensamento pode ser mudado
  • O seu poder está no presente, 
  • Aqui e agora está a sua capacidade de mudar as emoções que criam a sua realidade
  • Suavemente, abra seus olhos
  • Permita que essa conexão com a sua verdadeira essência permaneça.

Fonte do texto: Yoga Mudra Raissa Zoccal

Gostou do material? Acesse o link para baixar o arquivo em texto de ambas meditações

Vídeo para meditação guiada – 5 minutos

Além do texto para meditação em grupo, deixamos separado o vídeo da Yoga Mudra Raissa Zoccal com uma meditação de relaxamento, para acalmar a mente e ser usada em grupo ou individualmente. 

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