Yoga

Yoga para Iniciantes: Como começar na prática e Dicas

O Yoga é uma prática associada a uma forma de exercício físico que pode ser feita por iniciantes, jovens, homens, mulheres, etc. Entretanto é muito mais que um exercício! É um caminho para o bem-estar, promovendo saúde física, equilíbrio emocional e clareza mental paras pessoas.

O que é o Yoga?

O ioga ou yoga é prática que surgiu há 5 mil anos na Índia, é uma palavra que vem do sânscrito e significa “unir” ou “integrar,” simbolizando a união entre o corpo e a consciência e sendo prática por várias filosofias, religiões e tradições culturais.

Existem três pilares principais que são as posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayama) e formas de meditação (dhyana). Cada uma tem o seu objetivo específico.

O pilar asanas foca em melhorar a força, flexibilidade e equilíbrio do corpo, enquanto o pilar pranayama ajuda a controlar a respiração, acalmando a mente e energizando o corpo. Já o pilar dhyana é o focado em desenvolver o estado de tranquilidade e clareza mental.

Benefícios de praticar yoga

O blog do Hospital Albert Einstein elencou os principais benefícios que a prática dos exercícios e movimentos do yoga traz as pessoas:

  1. Diminui o estresse e ansiedade por conta da liberação de dopamina, endorfina e serotonina;
  2. Alivia as dores já que a prática vai ajudar a fortalecer os músculos e gerar mais flexibilidade;
  3. Auxilia na redução dos sintomas da TPM, diminuindo a manifestação dos sintomas e incômodos;
  4. Controla a pressão cardíaca e os batimentos cardíacos por conta de melhorar a circulação sanguínea, funcionamento cardíaco e pressão arterial;
  5. Melhora o condicionamento físico por meio de exercícios e alongamentos equilibrados, o que vai melhorar a saúde;
  6. O controle da respiração, estado de tranquilidade e clareza mental vão ajudar na concentração em tarefas rotineiras.

Aula para Iniciantes no Yoga: Como começar?

Antes de mais nada, o yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, a chave para os iniciantes no yoga é escolher um estilo certo, como Hatha, Vinyasa básico ou Iyengar focados nos fundamentos do asanas (posturas) e pranayama (respiração).

Lembre-se que no início é importante respeitar o seu próprio ritmo e limites do corpo para evitar lesões e acidentes, a força e flexibilidade virão com o tempo e prática constante. O uso de acessórios para yoga como, tapete, blocos, cintos e roupas confortáveis ajudam nas posturas.

Comece iniciando no yoga praticando sozinho ou busque por uma comunidade que tenha aulas de iniciantes, isso vai ajudar a aprender os conceitos básicos como, a respiração profunda e controlada, execução correta de cada postura, a meditação eficiente e o relaxamento.

Escolhemos o vídeo da Pri Leite Yoga que traz uma aula de yoga para iniciantes e para quem nunca praticou a seguir:

Posso praticar sozinho?

A resposta é sim! Você pode praticar yoga sozinha e ter os benefícios que falamos acima, o principal ponto é aprender os fundamentos em aulas presenciais ou onlines para criar uma base sólida e ter segurança na hora de praticar sozinha.

Por fim, é importante criar um espaço adequado em casa que seja tranquilo e confortável para poder praticar sem interrupções e manter o foco e a serenidade, além disso, a constância é fundamental mesmo que seja poucos minutos durante os dias, não deixe de praticar e desenvolver as técnicas.

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